PORQUE YIN?

Olá Yogis e Yoginis,
Eu sou uma novata neste mundo blogueiro, mas mesmo assim gostaria de trazer neste espaço, informações que sejam talvez, úteis nos nossos caminhos!
Gostaria de deixar não somente mensagens sobre o que me inspira, sobre o estilo de vida do Yoga, como sua filosofia, dicas de livros, instruções para a prática de meditação, yoga nidra, benefícios das posturas (asanas) e pranayama (exercícios de respiração); mas também mensagens que nos façam refletir e questionar as escolhas e atitudes no nosso dia-a-dia.
Acabo de voltar de um treinamento intensivo em Yin Yoga com os professores Paul e Suzee Grilley que tive imenso prazer em conhecer numa das viagens à Tailândia. Além destes professores, nesses treinamentos também conhecemos pessoas maravilhosas que de alguma maneira marcam nossa vida.
Numa das discussões com colegas que compartilham nosso estilo e caminho nesta vida, discutíamos o porque do Yin. A resposta foi outra pergunta: — Porque não?
Minha primeira aula de Yin foi na Tailândia em 2009. Não tinha conhecimento do como era o método, mas por sugestão de uma colega apareci em uma aula. Apesar de sentir que meu corpo tinha sido atropelado por um caminhão após a aula, desde então pratico regularmente!
No Taoísmo, todo o Yin tem um pouco do Yang e todo o Yang tem um pouco do Yin. Estava eu, naquele ano de 2009, precisando achar esta dinâmica, achar a outra metade! Creio que de alguma forma, todos precisamos de um pouco de Yin nas nossas vidas tão Yang! Vidas ativas, onde nāo nos proporcionamos momentos de silêncio e observação. Porque estamos sempre tentando nos manter ocupados? O ócio pode nos dar espaço para refletir e traçar novas metas. Sonhar acordado pode ter suas descobertas.
A aula de yin pode ser definida como intensa mas de pouco esforço. Bom depende …, para quem já veio numa aula sabe! O tempo durante uma aula, pode ser dedicado à observar as sensações físicas, pensamentos e/ou seguir o fluxo da respiração.
Muitas vezes nos deparamos com mensagens conflitantes do corpo e da mente, notamos a presença de aversões e desejos, e as vezes observamos que queremos algo diferente daquilo que estamos fazendo ou já temos. Encontramos a nossa sombra, a mente que pula de galho em galho. O ponto aqui é de propositalmente trazer a mente à um lugar mais sereno e tranquilo! O nosso lado Yin!

Nos vemos no tapetinho!
Marina x